Corte o umbigo, comunique, e alcance o futuro com eles…

Quando reconhecemos que queremos mudança? Essa pergunta pode parecer fácil de responder, mas muitos de nós não sabemos nem o que desejamos, muitas vezes. Mudança pode ter como resultado a inovação. Assim, quando as oportunidades e circunstâncias demandam novas atitudes; isso é inovação.
Muitos não buscam inovar pelo simples fato de desejar manter a suposta segurança. Aqueles que tentam embutir medidas de segurança para evitar erros. Entretanto, mesmo o sucesso quanto o fracasso apontam para a direção onde as mudanças acontecem. Deve-se então estabelecer uma política para que a mudança aconteça adequadamente.
Para tanto, a harmonia é prerrogativa no estabelecimento das mudanças. Alguém já disse que mudança inovadora é o resultado persistente de trabalho e de planejamento, com atenção às necessidades do processo, às alterações da estrutura do meio, às mudanças em termos de modos de percepção, significação e conhecimento.
É nisso que a espiritualidade e a inovação se beijam. A inovação exige que se coloque ordem em a vida interior. Aí aparece a espiritualidade e a necessidade do seu papel fundamental no equilíbrio e na maturidade da vida. Quando se deseja ter um espírito inovador que formule uma política de mudança inovadora, está na hora de colocar em ordem também o mundo interior.
Em primeiro lugar, novidade não é inovação. Fazer diferente não é suficiente, e criar o novo não é o bastante. Pode-se ser vítima das armadilhas que surgem de surpresa. Por isso a tentação do novo pode roubar tempo, recursos, energia e deixar o fracasso de troco. É preciso refletir sobre valores primeiramente, e considerar sua importância no sentido da vida de todos. Sendo assim, devemos sempre perguntar se isso ou aquilo terá valor para os outros também… Porque quando inovamos, não o fazemos para desfrutar solitariamente do novo.
Em segundo lugar, inovar também é preocupação com o futuro. Inovação exige Continuidade. A atitude de inovar não é somente um movimento em direção ao novo. Mudar por mudar é modismo e não mudança. Mudar por mudar é superficial… Toda inovação requer um compromisso com a geração futura e a missão. A missão, os sistemas de valores, a capacidade de fazer adequadamente, e os resultados são o alvo de quem está preocupado com o amanhã de todos.
Em terceiro lugar, sem a boa informação não há inovação. Qualquer processo de mudança fica comprometido se nele não se encontram informações confiáveis. Informações adequadas e confiáveis facilitam os relacionamentos, favorecem o melhor entendimento das pessoas e conquistam novos comprometidos. As pessoas devem saber o que esperam por elas e o que se espera delas… Um processo bem comunicado e com clareza é o fator fundamental para que as pessoas se comprometam com uma visão compartilhada da mudança, e sigam para um novo caminho juntas.
A espiritualidade tem o papel de alimentar uma política de mudança naquilo que dá identidade ao ser humano: seus valores, seus princípios, suas conquistas balizadas em sua história. Muitas vezes, de um lado, se tem uma tendência ao engessamento, à resistência ao processo de mudança. De outro, se tem as tendências personalistas, vaidosas e as relações de poder que interferem no rumo das mudanças. Contudo, produzir a terceira coisa nem sempre é eliminar as outras duas ao final, mas também a possibilidade de gerar em todas as forças um caminho comum de esforço, considerando a capacidade transformação interior do ser humano sem o esgotamento dos lados opostos.
Se a rotina é amiga da falta de criatividade, a terceira coisa é o rompimento que nos faz seguir em frente e viver. Um dia nosso cordão umbilical foi rompido e estamos vivendo sem a placenta faz anos. Entretanto, o nosso umbigo pode nos lembrar que podemos nos alimentar da mudança e alimentar a mudança no meio em que vivemos… Pois queremos viver no futuro.
O equilíbrio entre continuidade e ruptura é o que caracteriza o espírito inovador. Por isso Inove, Corte o umbigo, Comunique bem aos outros, e Alcance o futuro junto eles!
Anúncios

Deixe seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s