12 dicas práticas para Falar Bem em público.

falar em publico

Existem poucas habilidades que vão trazer mais oportunidades para sua vida do que a capacidade de falar bem em público. Abaixo aponto  que podem fazer a diferença entre você e os oradores que ficam na média, deixando uma impressão positiva em detrimento as que são rapidamente esquecidas. Certamente você terá mais confiança com essas dicas!

  1. Fale com um propósito claro de levar as pessoas à ação. Saiba o que você deseja que seu público faça depois de ouvir seu discurso. Isso dá valor ao seu discurso. Se ninguém faz nada de diferente daquilo que eles teriam feito antes de sua fala – o valor de seu discurso nulo.
  2. Inicie de forma poderosa. Uma história pessoal, uma citação ou pergunta excepcional, ou uma estatística chocante – algo que leva ao seu público a ser receptivo e abrir a mente para a sua mensagem. Não se esqueça de dar ao público a oportunidade de ver a sua ligação pessoal com o tema.
  3. Estrutura seu material em três partes. Exposição, Conflito e Resolução. Conheça o seu material. Promova interesse ao tema. Encontre boas histórias.
  4. Autenticidade. Fale como se todas as questões fossem importantes para você – se o público não se sentir que é importante para você, será muito difícil para eles para sentir que o assunto é importante para eles.
  5. Conheça sua audiência. Tente falar com uma ou duas pessoas na plateia antes de sua fala assim que eles chegam – eles serão seus aliados na audiência – é mais fácil de falar com amigos do que com estranhos.
  6. Não se desculpe antes ou ao final – não valorize o erro, o público provavelmente não percebeu.
  7. Comece com uma conexão planejada. Uma história relevante pessoal é um grande começo. Ela estabelece credibilidade. Ela vai conectá-lo ao público e criar a atmosfera dramática e emociaonal (e acalma os nervos).
  8. Visualize-se positivamente. Visualize-se no final do discurso rodeado de pessoas fazendo perguntas, visualize os aplausos e etc.
  9. Grifo do Silêncio. Incluir 3-5 segundo de pausas em momentos-chave – antes de declarações chave ou após uma história – isso traz o público para o discurso.
  10. Conheça o ambiente antes. Chegue um tempo antes no local de sua fala para verificar a área e quaisquer recursos de você terá a mão.
  11. Treine. Pratique em voz alta com todos os equipamentos que você planeja usar. Trabalhe para controlar palavras de enchimento; o grifo do silêncio, ritmo, postura e naturalidade.
  12. Busque experiência. Aproveite todas as oportunidades em que você pode começar a falar (e ouvir outras apresentações). Prepare-se bem antes do tempo e construa seu celeiro de ilustrações. A experiência constrói a confiança, que é a chave para falar com eficiência.

 

Um Forte abraço,

Fábio

Anúncios

Deixe seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s