Qual o Barulho dos teus fogos…?

Diante de expectativas, desejos, esperanças que surgem num dia singular como este, temos que concordar com o escritor inglês Charles Lamb:

“Ninguém observa o 1º de janeiro com indiferença”.

Esse é um momento em que encontramos as pessoas reflexivas, por vezes com esperanças, por vezes com medo. É o medo do novo, do desconhecido, da página em branco que precisa ser escrita. Também já dizia um poeta de nossos dias:

“…o barulho dos fogos de artifícios parecerem representar a necessidade que temos de abafar o barulho que encontramos dentro de nós nesta época Reveillon”.

As pessoas querem ter a segurança de encontrar um futuro previsível para um novo tempo. Vemos nos jornais, páginas e páginas cedidas às previsões para um novo ano, horóscopos, mapas astrais, pessoas que buscam videntes, tarô, jogo de búzios, quiromancia e tantas outras opções que se propõem a responder sobre um futuro incerto.

Lembrei das palavras do salmista:

“Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele o fará”.   

“Deus é fiel” é uma afirmação comum em nossos dias. Vemos e ouvimos essa afirmação com freqüência ao nosso redor. Quem nunca testemunhou essa citação em alguns adesivos de carro pelas ruas de nossas cidades?

Mas a pergunta é: Somos fiéis a Deus?

Particularmente nunca vi um adesivo que afirme “Eu sou fiel a Deus”…   Mesmo assim continuamos em cada amanhecer provando da fidelidade do Senhor em nossas vidas.

Então, se sabemos que ele é fiel, por que o medo do novo?

Talvez possamos tomar pelo menos três atitudes diante deste momento novo que se inicia.

A primeira delas é vista pelos olhos da fé em Êxodo 14:15, quando o povo de Deus fugindo do exército de Faraó se depara com um novo obstáculo em seu caminho: o Mar. Só havia um caminho a seguir, e uma atitude a tomar, mas o povo clamava a Deus e nada fazia… Então o Senhor disse ao povo: Marchem!

Nenhum mar em nossas vidas vai se abrir sem que marchemos, sem que a planta de nossos pés pise nas águas desconhecidas.

Então, devemos marchar em frente! Não fiquemos só clamando a Deus por nosso futuro, pois Ele nos diz hoje também: Marchem!

Em segundo lugar, diante do novo tempo devemos observar onde temos ‘descansado’ as nossas mãos?

No Evangelho de Lucas 9:60-62, vemos Jesus pondo a prova um jovem que queria seguir junto com ele a jornada de um novo tempo, mas que se inquietava em despedir-se dos parentes a continuar a marcha. A resposta de Jesus nos faz lembrar de onde temos descansando as nossas mãos. Disse Ele ao jovem:

            “Quem descansa a mão no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus”. – Lucas

Uns têm descansado as mãos no bolso, outros embaixo dos braços, outros na vida alheia, outros em maus sentimentos…

Devemos a repousar a mão no arado, na construção do novo campo, na preparação do novo terreno, na responsabilidade de semear as sementes que serão os frutos do amanhã.

“Por a mão no arado” é sinal de compromisso com o seu propósito existencial, é comprometer-se com você e com tudo que está precisando de seu melhor.

A Marcha exige de nós compromisso. Não olhar para trás com o desejo da volta, e olhar para frete arando a terra, exige de nós planejamento da colheita.

Por fim, temos que ter uma direção, um alvo, um ideal. Ninguém chega a lugar nenhum se não marchar na direção de um ideal, pois sem a direção nos perdemos pelo caminho.

            “Todos nós marchamos em direção de um ideal, de sorte que a elevação da vida ou a proporção dos empreendimentos dependem do ideal. Se o ideal é inatingível pelo fato de ser ideal, fiquemos ao menos no caminho, mas sempre em sua direção”. – V. P. Neves

A direção exige de nós um ideal, que ideal? Escolha um ideal que beneficie a você e aos outros também… Ideal solitário é resultado de um arado egoísta.

Meus queridos irmãos, marchemos! Coloquemos a mão arado! Avancemos para o alvo!

Que neste ano de 2018 possamos Marchar, nos Comprometer com a colheita e Prosseguir para o Alvo juntos.

Feliz Ano Novo! Que o Criador de todas as coisas continue nos abençoando e cuidando de nós!

Fábio S. Vasconcelos

Anúncios

Deixe seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s