ANÁLISE DO DISCURSO – “O PODER DO AMOR” (o Sermão do Bispo Michael Curry no Casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle)

Ele quase roubou a cena! Encantando e impactando com sua retórica a todos os convidados, e apresentando o poder do Amor como um propósito de vida, O bispo anglicano americano, Michael Curry, coloriu a cerimônia do casamento real britânico de Herry e Meghan.

ASSISTA E ACOMPANHE A ANÁLISE.
Preste atenção, e perceba o que você poderá usar poderosamente quando estiver em uma situação parecida.

 

Primeiro Ato.
Após citar o texto bíblico de apoio ao tema presente no livro Cântico dos Cânticos 8: 6-7, o Bispo presidente da Igreja Anglicana dos EUA (ECUSA), Dom Michael Bruce Curry (ETHOS) inicia sua predica com uma das 5(cinco) meneiras mais “matadoras” para se introduzir uma fala pública (ferramenta que nós ensinamos aos nossos alunos de oratória): Uma citação ou pensamento relevante de uma autoridade sobre o tema.
Curry lembrou das palavras do Rev. Dr. Martin Luther King Jr:

“Precisamos descobrir o poder do amor, o poder redentor do amor. E quando descobrirmos isso, poderemos fazer deste velho mundo um novo mundo , pois o amor é o único caminho ”.

Em seguida conceitua do Amor como um propósito criador de tudo. Alerta para o fato de que nós, seres humanos, sentimos essa força e somos alvo desse “poder” em algum momento ou de alguma forma na vida. Humanizando seu início, automaticamente alcança o “Rapport” em uma platéia que estava mais deslumbrada a cerimônia que com a mensagem…

“Há poder no amor. Não subestime isso. Não exagere em excesso. Há poder – poder no amor. Se você não acredita em mim, pense em um momento em que você se apaixonou pela primeira vez. O mundo inteiro parecia centrar em torno de você e seu amado”. (PATHOS)

“Há algo certo sobre isso. E há uma razão para isso. O motivo tem a ver com a fonte. Nós fomos feitos por um poder de amor, e nossas vidas foram significadas – e são significadas – para serem vividas nesse amor. É por isso que estamos aqui.Em última análise, a fonte do amor é o próprio Deus: a fonte de todas as nossas vidas”.

A medida que seu ritmo vai aumentando, seu entusiarmo e sua cadência vão adquirindo cores, o Bispo Curry segue apresentando citações relevantes sobre o tema na vida da criação:

“Há um velho poema medieval que diz: “Onde o amor verdadeiro é encontrado, o próprio Deus está lá.”
“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus e os que amam nascem de Deus e conhecem a Deus. Aqueles que não amam não conhecem a Deus ”. Por quê? “Porque Deus é amor.” (1 João 4: 4-8)

Usando da REPETIÇÃO como um ELEMENTO DE FIXAÇÃO chega a repetir 9 vezes a experessão “Há poder no amor…”.

Segundo Ato.
Inicialmente, Dom Michael elabora sua agrumentação apontando para o Amor que está além do experimentado por um casal apaixonado quando está se unindo diante da presença de uma comunidade.

Primeiro ponto: O AMOR na Espritualidade de Jesus de Nazaré mostra que os alvos do nosso amor são: o Criador, o outro, e a nós mesmos. E isso É TRANSFORMADOR para o mundo.

“… ame a Deus, ame seus semenhantes e, enquanto estiver nisso, ame a si mesmo.”

Depois apresenta um segundo ponto: O AMOR não só transforma o mundo, mas É O CAMINHO para vida. Apresentando-o como uma resposta aos grandes problemas da humanidade. Novamente usa de FIXAÇÃO repetindo sentenças bem elaboradas e com um importante entusiasmo sobre essa solução para nossos dramas:

“Imagine nossas casas e famílias onde o amor é o caminho.
Imagine nossos bairros e comunidades onde o amor é o caminho.
Imagine nossos governos e nações onde o amor é o caminho.
Imagine negócios e comércio onde esse amor é o caminho.
Imagine este velho mundo cansado onde o amor é o caminho.
Quando o amor é o caminho – altruísta, sacrificial, redentor.
Quando o amor é o caminho, então nenhuma criança irá dormir com fome neste mundo novamente.
Quando o amor é o caminho, vamos deixar a justiça rolar como um fluxo poderoso e a justiça como um riacho que flui sempre.
Quando o amor é o caminho, a pobreza se tornará história.
Quando o amor é o caminho, a terra será um santuário.
Quando o amor é o caminho, vamos deitar nossas espadas e escudos, na beira do rio, para não mais estudarmos a guerra.
Quando o amor é o caminho, há muito espaço bom – muito espaço bom – para todos os filhos de Deus. Porque quando o amor é o caminho, nós realmente tratamos um ao outro, bem … como se fôssemos realmente da família.
Quando o amor é o caminho, sabemos que Deus é a fonte de todos nós e somos irmãos e irmãs, filhos de Deus…”

E como Terceiro ponto apresenta [olha aí o 3(três), o 3 é o número mágico da retórica e meus alunos sabem disso]: O AMOR É FOGO!
Com muita habilidade e bom humor apresentou o poder do FOGO, por 3 vezes (TRICOLON) e reforça com a presença do fogo na vida e na evolução tecnológica da humanidade (LOGOS).

“O fogo, em grande medida, tornou possível a civilização humana… (…).
O fogo tornou possível aquecer ambientes quentes… (…).
O fogo tornou possível… não havia Idade do Bronze sem fogo, sem Idade do Ferro sem fogo, sem Revolução Industrial sem fogo. Os avanços do fogo e da tecnologia dependem grandemente da capacidade humana e da capacidade de pegar fogo e usá-lo para o bem humano.
Eu sei que a Bíblia diz, e eu acredito, que Jesus andou sobre as águas. Mas tenho que lhe dizer que não atravessei o Oceano Atlântico para chegar até aqui. O fogo controlado nesse plano torna isso possível. O Foge torna possível para nós enviarmos mensagens de texto e twittar e enviar e-mails, Instagram e Facebook, e ser socialmente disfuncional um com o outro”. [Risos].

O orador alerta para a humanidade em aproveitar a ENERGIA do “FOGO” novamente, se a humanidade capturar a ENERGIA DO AMOR: “Será a segunda vez na história que descobriremos o fogo”.

Terceiro e último Ato.
Revisa o amor como um “poder redentor”, “um caminho transformador” e uma “energia da qual presisamos”. E finaliza com a MOTIVAÇÃO adequada: O chamamento a todos os presentes para a benção divina dos noivos, sob a medida desse PODER DO AMOR.

“Meu irmão, minha irmã, Deus vos ame, Deus vos abençoe, e que Deus nos mantenha a todos nas mãos poderosas de amor”.

Curry percorre claramente o nosso MODELO PHS3M (Curso Oratória Sem Frescura – acesse aqui: https://www.udemy.com/oratoria-sem-frescura/…) na Integra!
—————–
Você pode colaborar com suas observações nos comentários. Manda bala!

Fábio S. Vasconcelos
Adviser em Comunicação Assertiva e Produtividade Pessoal

#oratória #umdomingoqualquer #comunicaçãoassertiva #falarbem#falarbemempublico #pesuasão #retórica #udemy #oratoriasemfrescura

Anúncios

Deixe seu Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s